quarta-feira, 30 de maio de 2012

MODIFICAÇÕES ORGÂNICAS NO CICLO SEXUAL FEMININO


     Modificações  Orgânicas no  Ciclo Sexual Feminino

O impulso e o desejo sexual é comum a homens e mulheres, embora os estímulos externos para as fantasias, costumam diferir . As mulheres parecem ser menos sensíveis a estímulos visuais, e responde melhor á histórias românticas, cuja paixão á impele á um compromisso estável e duradouro. Apresentam uma menor freqüência de pensamentos sexuais espontâneos, menor interesse em participar de atividades sexuais exclusivamente para satisfação física, e podem experimentar os sinais físicos da excitação, sem estar ciente deles (CAVALCANTI, 2006).
A fase de excitação pode durar de vários minutos á horas, com seu pico pré-orgástico de trinta segundos á três minutos. A pele apresenta rubor sexual inconsciente, com uma erupção maculopapular que se origina no abdomem e se espalha para o tórax, face e pescoço. Nas mamas ocorre ereção mamilar e aumento areolar, e aumento de um quarto do volume por congestão venal. Aumento do diâmetro da glande do clitóris, seguido de retração para o interior do prepúcio, os grandes lábios elevam-se a achatam-se contra o períneo, os pequenos lábios aumentam de duas á três vezes o tamanho normal com mudança da coloração para um vermelho intenso, a vagina sofre alongamento e distensão, com mudança da coloração para arroxeada, com transudato vaginal dentro de dez á trinta segundos após o início da excitação, com contrações do terço inferior. O útero ascende para a pelve falsa, com contrações no pico da excitação semelhantes as do parto, ocorrem ainda miotonias generalizadas.
A fase orgástica tem duração média de três á quinze segundos, a pele apresenta rubor bem nítido, as mamas podem tornar-se trêmulas, os pequenos lábios podem apresentar contrações, a vagina apresenta de três á quinze contrações do terço inferior á intervalos de 0,8 segundos, perda do controle muscular voluntário, contrações rítmicas presentes também no reto, hiperventilação e taquicardia e elevação da pressão arterial. De 30 á 80mmHg na pressão sistólica e 20 á 40mmHg na diastólica, movimentos voluntários e involuntários dos grandes grupos musculares, contrações faciais e espasmos carpopedal, está associado á leve obnubilação da consciência.
A fase de resolução dura cerca de dez á quinze minutos se houver orgasmo, caso não ocorra, pode levar de doze á vinte e quatro horas.
Na pele o rubor diminui na ordem inversa do aparecimento, há o aparecimento de transpiração nas solas dos pés e palmas das mãos, as mamas retornam ao normal em doze á vinte e quatro horas, o corpo do clitóris retorna á posição normal em cinco á dez segundos, com detumescência dentro de aproximadamente cinco á trinta minutos, e se não houver orgasmo pode chegar á horas, os grandes lábios retornam ao normal em cinco minutos, na vagina a congestão desaparece em segundos, ou se não houver orgasmo até trinta minutos. Está associado a sensação de bem estar e relaxamento muscular generalizado, porém se não ocorre orgasmo pode associar-se a sensação de irritabilidade e desconforto. As mulheres não apresentam período refratário e são capazes de múltiplos e sucessivos orgasmos (KAPLAN, 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário